24 FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO

24º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO

Cinema Fantástico Secção Oficial Competitiva
14ª Semana dos Realizadores
24º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO

Curta apresentação de um projecto consolidado
no panorama cultural português e internacional

A 24ª edição do FANTASPORTO – Festival Internacional de Cinema do Porto, decorrerá entre 20 e 28 de Fevereiro de 2004 em 3 salas de cinema do Grande Porto, com uma capacidade global de 2600 lugares por sessão e num total de cerca de 200 sessões.

O FANTASPORTO’2004, terá como é habitual uma secção oficial competitiva, aberta a longas e curtas metragens no formato de 35mm, sob a temática do Imaginário, Fantástico e Ficção Científica. Paralelamente à secção Oficial de Cinema Fantástico decorrerá a 14ª edição da Semana dos Realizadores (Directors Week). A Semana dos Realizadores, que não está sujeita a qualquer tipo de limitação temática inclui ainda sessões especiais dedicadas a realizadores desconhecidos no circuito comercial em Portugal.
O Fantasporto promoverá igualmente uma amostragem do Novo Cinema Português para o que se conta com a presença de um stand do ICAM para promoção e divulgação dos filmes em “video à la carte”, espaço esse especialmente vocacionado para os jornalistas e convidados estrangeiros do Festival.
O Fantas promoverá um conjunto de iniciativas junto do público estudantil alargando assim ainda mais o âmbito do do Festival junto de camadas de público normalmente ausentes destas grandes iniciativas culturais numa perspectiva de criação de gosto cinéfilo junto destas novas audiências.

2003 – 112 mil espectadores

O Fantasporto’2003 atingiu o impressionante número de 112.000 espectadores em só 3 salas – 63% dos quais representam assistentes fixos do Festival (imprensa, convidados e participantes).
Este ano foram apresentadas no Fantasporto cerca de 130 longas metragens e 40 curtas metragens completamente inéditas em Portugal, exibidas em 3 salas de cinema do Grande Porto, com um total de cerca de dois mil e quinhentos lugares (de média) disponíveis por sessão.
Cerca de uma centena de realizadores e produtores estiveram no Porto a apresentar os seus filmes, bem como cerca de 300 convidados do meio profissional do cinema portugueses e estrangeiros. O Fantasporto contou com a cobertura de todos os orgãos de comunicação social de âmbito nacional e regional ( imprensa escrita, rádio e TV) bem como de importantes revistas de especialidade estrangeiras e das televisões de Espanha, Galiza e Calle 13.
A fechar o certame, a Festa de Encerramento do Fantas no Sá da Bandeira, o já imprescindivel “Baile de Vampiros” que contou com a presença de mais de cinco mil pessoas e na qual actuaram os Blasted Mechanism e o DJ Kitten.
Para o ano há mais Fantas…de 20 a 28 de Fevereiro. Será a 24ª edição de um festival em franco crescimento.

Spread the love

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *