Filatelia em Portugal: Glossário, Sobrescrito do Primeiro Dia

Filatelia em Portugal: Glossário, Sobrescrito do Primeiro Dia

Sobrescrito do 1º Dia

Notas complementares

 

As administrações postais têm-se habituado a confeccionar envelopes especificamente para acompanhar o lançamento de um selo ou série de selos, bloco ou outro tipo de material filatélico, como é o caso das etiquetas de máquinas de venda automática.

Também há muitos particulares que emitem os seus próprios envelopes. Há-os desde utilizando papeis especiais aos pintados à mão.

São frequentemente designados por FDC devido à generalização da designação inglesa: “First Day Cover”.

O primeiro FDC referenciado no catálogo de selos portugueses data de 20 de Dezembro de 1949, acompanhando a série comemorativa do 16º Congresso Internacional de História da Arte.

Os FDC têm grande popularidade. Frequentemente são belas peças artísticas:

A questão é saber se também o são filatelicamente.

Constituído por três elementos (selo, carimbo, envelope) a relação entre eles pode ser muito diferente. Em algumas situações, muito habituais na primeira fase de emissão dos FDC, o envelope não tem inscrições, mas actualmente essa não é a situação habitual. Tomando como referência os selos, nuns casos o carimbo acrescenta informação, noutros o gravado no subscrito.

Noutros casos, talvez os mais habituais, há uma “concordância” entre os três elementos.

Se os FDC devem integrar a sua colecção depende fundamentalmente do seu gosto e vontade. Se quiser participar em exposições deverá atender às concepções dominantes no meio filatélico, em grande medida consubstanciados nos regulamentos.

Neste momento o valor filatélico atribuído aos envelopes de primeiro dia é muito baixo, seja porque são de origem privada (para alguns autores até os emitidos pelas administrações postais são assim considerados!), seja porque estamos perante um carimbo de favor, isto é, colocado sem que a carta tenha circulado. Nas colecções temáticas a consideração para além do selo e do carimbo conta negativamente.

A situação será inteiramente diferente se a carta tiver efectivamente circulado.

O papel dos envelopes de primeiro dia nas colecções é matéria discutível e discutida.