OS ÚLTIMOS FILMES DE LENI RIEFENSTAHL NO FANTAS

Com a morte de Leni Riefenstahl ocorrida a 8 de Setembro de 2002, encerrou-se o ciclo de uma das mais controversas e odiadas cineastas do século XX , mas também seguramente de uma das maiores fotógradas e cenógrafas de cinema. Foram 101 anos de uma vida conturbada e aventurosa, que fizeram dela uma lenda maldita. Já em 1998 o Fantasporto a tinha homenageado com um completa retrospectiva da sua obra, enquanto realizadora do regime nazi, tendo como motivo próximo o documentário de Ray Muller “The Wonderful Terrible Life of Leni Riefenstahl”, premiada com o Emmy da categoria.
O Fantasporto dedica-lhe nesta sua edição 24 uma homenagem especial, onde podem ser visionados os seus dois últimos trabalhos: “Leni Riefenstahl – Her Dream Of Africa” com montagem de Rat Muller sobre imagens originais e filmes da cineasta e “Impressions of the Deep”.

“Leni Riefenstahl – Her Dream Of Africa” é a diário-narratiava do regresso. Na década de 70, expiada a pena a que fora condenada por crimes de guerra no célebre julgamento de Nuremberg, Leni Riefenstahl, encontra no coração de África negra, o último paraíso da Terra. Durante anos viverá como única ocidental na comunidade dos Nuba, tribo do sul do Sudão. Dessa vivência nasceram dois dos mais belos albuns fotográficos do século, porifolios de culto da antropologia, pelo seu fabuloso olhar etnológico sobre um dos raros grupos de “primitivos” actuais, onde a visão da beleza do corpo humano continua a ser o eixo central da câmara de Leni.
Trinta anos depois, Leni já com 98 anos de idade, regressa com a sua equipa a esse lugar mítico. O que vai encontrar é uma paraíso devastado por uma sangrenta guerra racial e religiosa e um povo à beira da extinção cultural e mesmo dísica.
Sobrevivendo a um desastre de helicóptero que quase a vitimou e aos ataques do éxercito sudanês, o sonho de África” que Leni acalentou nos “anos mais felizes da sua vida”, estão também em vias de extinção.
Com uma montagem notável, onde se contrapõem os dois tempos e os dois registos de imagens, sons e filmes, este é um dos mais interessantes documentários antropológicos do nosso tempo.
O outro filme deste Especial é “Impressioms of the Deep” última grande aventura de Leni Riefenstahl, um documental realizado nas águas do Mar Vermelho, quando a cineasta tinha 98 anos. Para concretizar o seu sonho de mergulhar, Leni alterou a data de nascimento, sem o que não teria obtido a necessária licença.
Apaixonada, como sempre esteve, pela imagem e pelo seu poder, pela estética em estado puro, neste filme o seu olhar centra-se nas paisagens naturais. Se no início da sua carreira, as paisagens alpinas foram o cenário dos seus filmes como actriz, neste filme dá-se o seu reencontro com a paisagem.
Em “Impressions of the Deep” a cineasta envolve o espectador numa viagem pelo mundo submarino, com uma visão ecologista sobre um dos lugares mágicos do planeta, onde a destruição provocada pelo homem ainda não fez sentir os seus efeitos.
Criando um estilo único de documentáriio, completamente distinto das produções de Cousteau ou de David Attenborough, a própria realizadora alerta os espectadores, para o facto de o filme que vão ver não ser uma ficção nas profundezas, tão pouco tem efeitos para seduzir ou agradar, como ataques de tubarões. Tem apenas a beleza espectacular das imagens captadas por uma das maiortes fotógrafas do séc. XX e pelo poder de uma montagem soberba, tendo sido pensado para uma plateia que nunca mergulhou nem conhece os mares tropicais.
“Impressions of the Deep” funciona assim como um testamento de Leni Riefenstahl para as gerações vindouras e um alerta para a Humanidade de um mundo que urge preservar. A beleza estonteante das suas imagens é avassaladora, com a marca original de captar e montar as imagens – o estlo e o fascínio de Leni Riefenstahl.
A 24ª edição do Fantasporto/Festival Internacional de Cinema do Porto decorrerá entre 16 de Fevereiro e 1 de Março no Rivoli – Teatro Municipal e salas AMC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *